River Flows in You

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Poesia, ou pelo menos eu acho que sim!

…que o tudo se transformou em nada…

Sento-me sozinha, pensando.
Pensando no que sempre desejei:
Desejei que fosses tudo o que não és
E tu simplesmente és tudo o que eu não desejei!
Chorei horas e horas sozinha
Pelos sonhos que nunca se realizaram
E pelos pesadelos que nunca sonhei realizar
E, que esses sim, se concretizaram.
Tremo de medo
Dos sentimentos que fogem de mim,
Que se escondem e me fazem incapaz de amar,
De amar-te, de amar algo ou alguém.
Acordo todas as manhãs
Com pena do que não fiz, do que não vi,
Do que não disse, por mera estupidez
E que agora não quero mais dizer,
Porque o momento passou
E o que passou não volta atrás,
Esconde-se bem escondido no fundo do passado
Onde só possa ser recordado!
Mergulho todas as noites sem sentidos num turbilhão de estrelas
Que olho com vontade de fugir do que sou
E mudar tudo o que foi feito apenas por fazer,
Sem qualquer significado escondido,
que assim possa permanecer.
Escuto distraída, os lamentos do eu
Que não tenho a certeza de saber encontrar
Entre todo o tu que me enche e me preenche
Sem me fazer despertar.
Corro velozmente da prisão de uma imagem
Que se funda com o que existe e me abandone
Esquecida numa ilusão apenas triste.
Vejo a vida passar ligeira á frente dos olhos
Penso nela, no que fui, sou e serei,
No que ouço, no que vejo e no que sinto,
No que escapa por entre os dedos a toda a hora,
Em quem ama, em quem ri e em quem chora.
Digo versos de saudade infinita,
Encho de alma a minha alma vazia
Sem saber sequer distinguir se é noite ou dia.
Percorro léguas e léguas de sonhos
Mesmo quando estou acordada
Para só depois perceber
Que o tudo se transformou em nada…



África Minha

Tantas vidas que se perdem
Porque ninguém vê!
Tantas lágrimas que correm a juntar-se aos mares lá longe
Porque o gelo de alguns corações não derrete, por mais calor que esteja!
Tanta tristeza que ensopa a terra
No lugar da água que faz falta!
Tantos sonhos que pisam
Lugares que ficaram por descobrir!
Tantas histórias que cá tão perto
Parecem tão irrealizáveis como contos de fadas!
Tanto “pó de perlimpimpim”
Que perdeu a magia nas viagens do vento!
Tantos olhos
Que não viram senão nada!
Tanta incerteza
Num futuro tão distante!
Tanta espiga
Que nunca chega a crescer!
África minha,
Cá tão perto, lá tão longe…


O Universo numa Estrela

Quero sentar-me numa estrela,
ficar apenas lá sentada,
a observar tudo á minha volta!
Quero sentir a liberdade da grandeza,
o remorso da singularidade,
a ansiedade da descoberta,
o terror da solidão!
Quero sentar-me numa estrela
e ficar lá a ver o Universo,
sem tempo, sem espaço, sem eu,
só Universo! Só estrela!

Felicidade

Porque te escondes,
se levo a vida a procurar-te?
Porque me esqueces,
se te recordo a todo o momento?
Porque me abandonas,
se o que eu mais preciso é companhia?
Porque acabas,
se a minha necessidade é infinita?
Porque apenas me tocas levemente,
se te quero abraçar?
Porque me escapas entre os dedos,
se estou quase a alcançar-te?
Porque te esconde, felicidade,
se o meu maior desejo é ser feliz?




Pássaro

Eu sonho partir em liberdade.
Sonho voar como um pássaro,
como a minha própria imaginação.
Sonho partir para longe,
para lugares que nunca sonhei descobrir.
Eu sonho amar longe,
amar a terra,
amar o mar,
amar o pássaro que quero ser.
Amar lá bem longe
e depois voltar,
voltar ao que sempre conheci e nunca esqueci
voltar à prisão da gaiola,
ao medo da liberdade.
Voltar a acordar do sonho

Fado

Fado canção de Lisboa
Fado canção de Coimbra
Fado de Portugal
Fado das vozes poderosas,
guitarras chorosas
Fado canção sem igual
Fado do meu coração
Fado da sempre saudade
Fado eterna emoção
Fado sempre verdade
Fado das noites, do tempo
Fado amante ciumento
das noites da cidade
Fado das cordas afinadas
Fado das vozes esmeradas
Fado amor sem igual
Fado alma de Portugal

Simplesmente o mar

Porque é que eu não posso ser o mar,
viver o mar, amar o mar?
Porque é que eu não posso ser uma onda,
uma simples onda num ciclo vicioso,
enrolada na areia?
Porque não um peixe, uma onda,
simplesmente o mar?
Simples e simplesmente o mar,
a solidão do mar,
a beleza do mar,
a simplicidade do mar…

1 comentário:

Anónimo disse...

TENS UMA ASPIRINA? EU IR PARA A POLINÉSIA FRANCESA!!!!! CHILE!!!! STO ANTÓNIO DOS PESCADORES!!!! AMADORA!!!! GOSTO DOS POEMAS, IDENTIFICO - ME COM ELES!